quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

TRABALHANDO COM POESIA



 “Contar” histórias é importante para a primeira infância, é fundamental para o desenvolvimento de uma criança, porém não é um processo tão simples. Diante dos diferentes meios e de tantas facilidades de acesso às mais diferentes tecnologias, os pequenos já não querem mais saber de ouvir historinhas. Mais uma vez destacamos a indescritível importância do trabalho do professor; necessita buscar meios que envolvam a criança nesse processo de adquirir o gosto pela leitura, pelo habito de ler.
Entende-se que um indivíduo melhora consideravelmente sua pronuncia, seu o raciocínio, a capacidade de interpretação, entre outros aspectos fazendo uso da leitura. As novas tecnologias estão em todo lugar e principalmente nos lares, assim, não há como a criança não ter acesso e isso também é importante para seu desenvolvimento, o que se faz necessário é que os pais tenham consciência da importância do ato de ler, de criar esse habito com os filhos em parceria com a escola.
A leitura da poesia, traz o lúdico, a fantasia, tudo faz parte do “ser criança”; ouvir historinhas, reproduzi-las a seu modo e ou recontá-las, é tão importante para a criança, que aos poucos vai construindo sua identidade, sua personalidade. A família e a escola devem unir forças e auxiliar na construção de novos saberes, a escola por sua dez, deve transformar o processo de ensino aprendizagem num ambiente verdadeiramente educativo, onde a criança sinta prazer de estar e que se torne algo significativo para sua vida.
Os recursos tecnológicos podem vir somar nas atividades realizadas pelo educador; ele pode e deve usar isso a seu favor, com isso ganha a atenção da criança que passará a usar aquilo que gosta – um computador na maioria das vezes e ainda vai enriquecer seu conhecimento.
Não há fórmulas prontas “, cada educador deve buscar sua própria maneira de trabalhar com a poesia, ou seja, com a leitura o importante é que a criança, desde cedo compreenda que a leitura é a maior forma de crescimento.
As atividades de leitura devem começar ainda no seio familiar. Trabalhar com músicas infantis, contos de fada e demais historinhas leva a criança a viajar no mundo da imaginação. De diferentes maneiras e a partir de diferentes motivações, as crianças desenvolvem o hábito e o gosto pelos livros, pelas músicas, pelos versinhos (quadrinhas).
Depois, cabe a cada profissional da educação realizar sua parte, despertando o gosto e a curiosidade dos alunos pelo mundo ilustrado, representado, imaginado e escrito nos livros, nas revistinhas e até mesmo nas telas de televisão e computadores.
Se na escola trabalharmos com diferentes tipos de textos, de diferentes maneiras e com diferentes objetivos, estaremos caminhando para formarmos adultos leitores, que é uma das metas que a educação deve alcançar e nós, como mediadores devemos incentivar.
A poesia deve ser muito trabalhada em sala de aula, uma vez que a poesia exercita a reflexão e a memorização. Há, portanto, necessidade urgente de se resgatar o prazer encontrado em se trabalhar a poesia e quebrar o tabu escolar de que é difícil trabalhar com poemas. Existem várias maneiras de se trabalhar a poesia em sala de aula, o professor pode começar recitando um poema curto ou apenas alguns versos e fazer perguntas aos alunos a respeito do texto, como por exemplo: quem é o autor? O que ele estava pensando quando escreveu? Qual o assunto do texto?
 As perguntas irão despertar nos alunos reflexões e divergências quanto às interpretações, o que é ótimo, já que o professor poderá enfatizar o valor maior da poesia, o qual é o das possibilidades de comunicação que cada uma pode trazer. O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada criança. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios sejam retratados enquanto escreve. Logo, em uma só aula o estudante vai ter estimulado diversos pontos de aprendizagem: leitura, interpretação, criação, reflexão.
            O educador pode começar com pequenos poemas, como a parlenda ou mesmo o trava-língua, além de músicas com letras em rima, como a cantiga de roda, assim aos poucos introduzindo a poesia e após fazendo com que os seus alunos também produzam poemas.

Podemos trabalhar a poesia nas aulas de maneira lúdica, estas são textos que agradam os alunos, podendo apresentar ou não rimas as quais tornam os textos mais divertidos.
            O professor pode incentivar a elaboração de poesias pelos alunos construir com os mesmos um cantinho da cultura e da criação estas podem receber ilustrações e serem usadas para novas construções  como músicas paródias, danças  ou interpretações teatrais. 



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