domingo, 30 de janeiro de 2011

Projeto de Leitura


LEITURA FONTE DE PRAZER E SABEDORIA
PÚBLICO ALVO: COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL DURAÇÃO: EM TORNO DE 6 MESES
OBJETIVO GERAL: RESGATAR O GOSTO PELA LEITURA ATRAVÉS DE RECURSOS LÚDICOS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
          Estimular o hábito da leitura dos diversos gêneros textuais.
          Ampliar o olhar sobre o universo cultural e social.
          Confeccionar materiais diversos para as devidas apresentações dos trbalhos.
          Desenvolver a expressão oral e corporal do aluno.
          Estimular a criatividade com a imaginação de situações, lugares e personagens.
DESENVOLVIMENTO
Para iniciar o projeto será feita uma reunião, onde a diretor e a coordenação pedagógica irão propor a realização de um projeto de leitura na escola, o qual pode estar sujeito a modificações de acordo com as possíveis colocações dos professores.
nesta reunião será definido o nome de um professor que ficará responsável pela coordenação dos trabalhos em cada turma, podendo este ser o conselheiro.
EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS
Os professores realizarão com estes atividades diversificadas e criativas englobando os contos de fadas, as fábulas e a literatura infantil.
podendo ser através de canções, dramatizações, teatros de fantoches, danças, jograis, poesias, filmes, desenhos, criação de livros entre outros.
SÉRIES FINAIS E ENSINO MÉDIO
Em um primeiro momento os professores vão expor o projeto aos alunos apresentando a eles um gênero textual e uma forma de apresentação previamente sorteda para a turma para não haver muitas repetições, sendo estas: gêneros literários, informativos, épicos, líricos. podendo ser apresentado em forma de teatro, paródias, tele-jornal, gravações, power point, dentre outros.
CULMINÂNCIA
Em uma data a ser marcada com antecedência será realizada a apresentação dos trabalhos produzidos pelas turmas para toda a comunidade escolar e local, também serão convidados alguns pais e avós para contar histórias folclóricas da sua época aos pequenos, podendo também ser passados alguns filmes da literatura infantil. todas as atividades serão registradas e posteriormente postadas no blog da escola, onde todos poderão olhá-las e fazer comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário